quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aeroclube conta com meio século de vida

» São 50 anos de existência que foram assinalados, no domingo, com pompa e circunstância. A comemoração das bodas de ouro do Aeroclube de Bragança reuniu directores, sócios e amigos.
Tudo começou há 50 anos atrás com um grupo quatro amigos que tinham em comum o gosto por voar. “Começou numa brincadeira, numa sede de madeira, no campo de aviação antigo. Tivemos muitas dificuldades, os sócios entraram cada um com algum dinheiro e conseguimos comprar um aviãozinho. A Força Aérea, na altura, colaborava connosco e deixava-nos um pouco de gasolina”, conta João Pedro, um dos sócios fundadores.foto
João Pedro, emocionado, lembra as dificuldades passadas para conseguir concretizar o projecto da criação do Aeroclube, mas mostra-se satisfeito com a evolução e a expansão do clube. “Estou satisfeito porque neste momento está em expansão e a formar novos pilotos. Só lamento que a população não colabore mais com o Aeroclube”
Aos 77 anos mantém vivo o gosto pelos aviões e o vício de voar, apesar de um acidente em Chaves ter deixado mazelas a João Pedro.
As peripécias de voo são muitas, mas João Pedro faz questão de lembrar uma aterragem de emergência na base aérea de Montreal quando o destino era a cidade de Coimbra. “Um dia ia voar para Coimbra e acabei por aterrar em Montreal, estive lá preso até à uma da tarde. Fiz ali o acto de contrição pois o voo não foi fácil, estava a ficar sem combustível e quando vi uma oportunidade para aterrar aterrei. Era a base aérea de Montreal, é proibido sobrevoar um aeroporto militar mas lá aterrei. O oficial de dia foi logo reclamar comigo, expliquei-lhe quem era e pôs os soldados a puxar-me o avião já que estava sem combustível”, lembrou.
Luís de Carvalho, um dos sócios fundadores falecido em 2008, foi recordado pela dedicação ao Aeroclube. “Foi um dos fundadores e o homem que mais dinamizou este aeroclube. Nós estamos a dar seguimento ao projecto”, referiu João Rodrigues, presidente do Aeroclube.
Actualmente com cerda de 350 sócios, o Aeroclube continua a formar pilotos e a reunir todos os fins-de-semana sócios e amigos.
João Rodrigues, presidente há seis anos, quer continuar a fazer do Aeroclube uma associação “acessível a toda a população” desmistificando a ideia de clube de elite.
A importância do Aeroclube na dinamização do movimento associativo de Bragança foi destacada por Hernâni Dias, vereador do desporto da autarquia. “Esta data mostra a vitalidade desde clube e a forma como alguém o pensou. O Aeroclube tem feito um grande trabalho”.
As comemorações do 50º aniversário do Aeroclube de Bragança contaram com um espectáculo de acrobacia aérea, batismos de voo e a realização do X Raid Aéreo do Nordeste Ibérico. A 10ª edição do evento começou em Espanha, no dia três deste mês, com a participação de 28 aeronaves ultraleves e ligeiras, e terminou ontem em Bragança.

Retirado de www.jornalnordestte.com

Sem comentários:

Enviar um comentário