quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Crianças diabéticas passam a ser seguidas no Hospital de Bragança

pediatra_novo.jpg
As crianças diabéticas já não têm que se deslocar ao Porto para serem acompanhadas na consulta da especialidade.
Graças à contratação de um novo Pediatra pela Unidade Local de Saúde do Nordeste, estas consultas realizam-se agora no Hospital de Bragança.
Para o director clínico da ULS do Nordeste, Domingos Fernandes, a vinda deste novo clínico é de extrema importância para a região, porque permite prestar cuidados de saúde de qualidade mais próximos dos utentes.
“Sem dúvida que é uma vantagem poupar quilómetros. E estamos a falar de viagens de quase 250 quilómetros de ida ao Porto para tratar crianças com 3,4,5 anos. Imagine uma criança de 3 anos, diabética, que vai ter que começar a aprender, aliás os pais, vão ter que iniciar uma aprendizagem para conseguirem fazer um controlo da glicemia no sangue. Imagine a carga emocional desses pais a mais de 200 quilómetros de sua casa e muitas vezes com dificuldades económicas. Tudo isto é muito difícil e fica muito mais facilitado a partir daqui”, salienta o director clínico.
O novo pediatra chama-se Luís Ribeiro, tem 32 anos, e veio do Porto para Bragança.
O especialista diz que já acompanhava alguns utentes no Hospital de Santo António, no Porto, onde fez o internato e garante que o facto de abraçar um projecto com uma consulta nova na região foi um dos motivos que o levou a vir para o interior do País.
“Os dois grandes motivos de eu ter vindo para cá, o principal foi o projecto que eu vim abraçar. Foi-me dada a oportunidade de conseguir aqui iniciar uma consulta que não havia. E depois pela qualidade de vida que uma zona como Bragança permite”, justifica o especialista.
A ULS do Nordeste tem vindo a reforçar o quadro de médicos especialistas, para reduzir o fluxo de doentes a caminho dos hospitais centrais. Ainda assim, Domingos Fernandes garante que a qualidade dos serviços prestados está sempre em primeiro lugar.
“Temos feito um esforço, por um lado, de contratação de novos profissionais jovens médicos, mas também na realização de meios complementares de diagnóstico e terapeuta. Neste momento, já se fazem na região cerca de mais de 2 mil exames por ano do que aquilo que se fazia anteriormente. Ou seja, há menos 2 mil pessoas a fazer exames fora do distrito”, realça o responsável.
Com a contratação deste especialista, a ULS do Nordeste conta agora com oito pediatras no quadro.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário