quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Gimonde constrói Museu do Pão

 
foto
» Projecto engloba a realização de actividades durante todo o ano alusivas ao ciclo do pão
A antiga escola primária de Gimonde, no concelho de Bragança, vai ser transformada num museu. O edifício já não recebe alunos há cerca de seis anos e vai agora ser transformado num espaço que retrata a história daquela freguesia.
O presidente da Junta de Freguesia, Vítor Alves, diz que o objectivo é mostrar a quem visita a aldeia todo o ciclo do pão.
“É um sonho antigo que nós temos para a freguesia. É um projecto que nós intitulamos o ciclo do pão, que engloba o aproveitamento da antiga escola primária para a implementação do museu do pão, com forno, e com todos os instrumentos que eram utilizados antigamente para cozer o pão”, explica o autarca.
Este projecto contempla, ainda, a realização de actividades durante todo o ano, através de parcerias locais.
“A aldeia de Gimonde sempre foi conhecida pelo pão. Por isso, para este projecto temos parcerias com as duas padarias que existem na aldeia e com os restaurantes locais, tendo em conta que o pão também está associado à boa gastronomia”, enfatiza Vítor Alves.
A Junta de Freguesia aposta neste espaço cultural para atrair ainda mais turistas a Gimonde.

Turismo rural

“É uma forma de termos actividades complementares ao turismo rural que existe na aldeia. Há muita gente que nos visita e em termos culturais muitas vezes não temos oferta significativa. Com este projecto pensamos que eles poderão sair da aldeia mais satisfeitos e com vontade de regressar”, salienta Vítor Alves.
Este projecto representa um investimento de 39 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, através de uma candidatura apresentada pela Junta de Freguesia à Corane.
Depois de ter conseguido o financiamento, a Junta de Freguesia prevê que as obras do museu arranquem ainda durante este ano.

Destaque
Junta de Freguesia de Gimonde aposta em projecto para criar actividades para os turistas.

Retirado de www.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário