sexta-feira, 1 de março de 2013

Freixo de Espada à Cinta: Portugueses e espanhóis juntos num certame transfronteiriço

  Feira Transfronteiriça das Arribas do Douro e Águeda, a reatar este mês após um interregno de dois anos, regista um número recorde de expositores, disse fonte da organização.


"O certame sofreu uma interrupção de dois anos, devido a constrangimentos financeiros, mas este ano regressa em força. Temos 75 expositores oriundos de Portugal e Espanha, o que constitui um número recorde na história do certame", afirmou Pedro Mora, vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, a localidade que recebe o certame, este fim de semana e no próximo.
Em tempo de crise, o reforço das relações comerciais na região fronteiriça de Portugal e Espanha é uma das principais apostas da organização do certame, que cabe à autarquia de Freixo de Espada à Cinta.
"Apesar do momento de crise vivido em Portugal e Espanha, notamos vontade, por parte dos expositores, de apresentar os seus produtos e, ao mesmo tempo, de criar relações económicas entre os dois países, aproveitando todas as oportunidades disponíveis", frisou o autarca.
"Nesta altura do ano, devido ao cartaz turístico das Amendoeiras em Flor, temos de continuar a aproveitar estas oportunidades, de forma a promover os nosso territórios e os seus produtos e, ao mesmo tempo, criar oportunidades para os produtores locais", acrescentou Pedro Mora.
O certame transfronteiriço quer ser "uma oportunidade de negócio" para aqueles que, ao longo de todo o ano, ainda cultivam as terras de fronteira e nos quais são produzidos produtos de "excelência" como o vinho, o azeite e azeitona, os queijos, os enchidos ou as carnes.
Para além da gastronomia e artesanato, a feira ainda com uma série de atividades lúdicas e culturais que passam por um espetáculo equestre e dança flamenca, exposições de pintura, e um festival ibérico de tunas académicas.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário