sábado, 19 de janeiro de 2013

Vinhais: Produção de fumeiro aumenta na região

 A produção de fumeiro na região, nomeadamente em Vinhais, tem aumentado.

“Há um renovar de interesse nos produtos tradicionais por parte dos jovens. Cada vez mais, a produção de produtos regionais é encarada como uma alternativa para quem não encontra emprego na sua área, bem como uma atividade com alguma rentabilidade económica”, disse Carla Alves.

A responsável acrescenta ainda que “é possível notar um aumento das pequenas unidades de produção (cozinhas regionais)”, acrescentando que “a aposta nesta tipologia, do tipo 3 – produções de circuito curto, tem aumentado, isto é, há uma relação muito próxima entre quem produz e quem vende, o que beneficia este negócio, quase como uma venda directa.”.

Depois do fumeiro de Vinhais ter sido reconhecido com o selo Denominação de Origem Protegida(DOP), passou a haver uma obrigatoriedade na confecção dos produtos regionais com a carne de porco bísaro.

“Ter um bom fumeiro tradicional, sem qualquer tipo de aditivo químico, exigem uma matéria prima de qualidade, sem ela é impossível. Daí todos os produtores terem fumeiro de carne de porco de raça bísara”, frisou Carla Alves.

Carla Alves referiu ainda que “o tempo mais frio é também um factor que influência a boa qualidade do fumeiro de Vinhais”.

Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário