terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Macedo de Cavaleiros: ULS Nordeste dá resposta a doentes oncológicos

 A Unidade Local de Saúde(ULS) Nordeste tem desde há cerca de dois meses uma médica oncológica a tempo inteiro no hospital de Macedo de Cavaleiros.

Desta forma, os doentes oncológicos da região de Bragança já podem fazer os tratamentos de quimioterapia em Macedo de Cavaleiros, evitando, assim, a deslocação ao Porto.
“Evitam-se muitas deslocações ao Porto, muitos doentes podem fazer tratamentos aqui”, explicou a médica oncológica de serviço, Isabel Fernanda Estevinho.

Segundo a responsável, passa a haver um oncologista para dar um maior apoio aos doentes aumentando a capacidade "de realização de tratamentos e apoio ao hospital", tendo em conta que há um oncologista todos os dias da semana, isto faz com que haja um aumento na capacidade de resolver outros problemas que eram resolvidos até ao momento com grande dificuldade e com o apoio de colegas de outras especialidades que estavam, de alguma forma, sobrecarregados”, realça.

João Manuel Canteiro, doente oncológico a receber tratamentos em Macedo de Cavaleiros vê com bons olhos esta iniciativa da ULS, “acho muito bem que finalmente possamos fazer os tratamentos mais perto de casa, é melhor fazer 40 quilómetros em vez de 200”.

O adjunto do director clínico da ULS nordeste, Jorge Poço, realça o "apoio dado pela oncologista ao nível dos cuidados paliativos, neste momento já recebemos cerca de uma centena de doentes".
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário