segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Vimioso entre os municípios com melhor qualidade de vida

fotoVimioso está entre os 30 concelhos do País com melhor qualidade de vida. Este é o único município transmontano a ocupar os primeiros lugares de um estudo desenvolvido, no último trimestre de 2012, pela Universidade da Beira Interior.
Lisboa, Porto e Albufeira lideram a classificação do Indicador Concelhio de Desenvolvimento Económico e Social (ICDES) de Portugal, enquanto Vimioso ocupa o 11.º lugar.
O professor catedrático Pires Manso, que coordenada o estudo, diz que a posição ocupada pelo município transmontano é uma agradável surpresa.
“É difícil nós darmos justificações ao nível dos concelhos individualizados. Aliás, outros concelhos pequenos, como S. João da Madeira, muitas vezes até ficam nos primeiros lugares. O caso de Vimioso é uma das surpresas que nós tivemos. São as tais excepções que confirmam a regra”, realça o responsável.
O estudo inclui 48 indicadores, baseados em dados de 2010, do Instituto Nacional de Estatística, referentes aos 308 municípios de Portugal.

Carrazeda de Ansiães nos 30 últimos

“São sobretudo o número de empresas, o índice de poder de compra, é a taxa de emprego, as infra-estruturas, as despesas em cultura. São tudo elementos importantes ao nível da classificação”, realça o Professor Pires Manso.
O presidente da Câmara Municipal de Vimioso mostra-se satisfeito com este resultado. José Rodrigues salienta que o município tem criado condições para a fixação de população, mas lamenta que o Governo não invista neste concelho.
“Deixa-nos muito contentes. Temos feito tudo para criar condições para que as pessoas queiram viver aqui. Criámos infra-estruturas e disponibilizámos terrenos a baixo custo na zona industrial, atribuímos um subsídio de nascimento. É pena é que o Estado se tenha esquecido de nós e que sejamos um concelho onde não há um metro de IC, nem um metro de IP”, realça o edil.
Já entre os últimos 30 classificados encontra-se o concelho de Carrazeda de Ansiães.
O estudo mostra que o País cresce a duas velocidades, a um ritmo mais acelerado no litoral e mais lento no Interior.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário