quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alfândega da Fé poderá receber estágio de alto rendimento desportivo

desporto_alto_r.jpg
Há uma forte possibilidade de Alfândega da Fé receber um estágio de alto rendimento desportivo. A ideia foi lançada ontem na Primeira Conferência Desporto de Alto Rendimento realizado naquela localidade pela US Elite Sports Agency.
Segundo Urbino Santos, director técnico da empresa especialista em treino de alto rendimento, o distrito de Bragança tem potencial natural para o desenvolvimento de qualquer desporto. “Esta zona do nordeste é fantástica para a prática de várias modalidades. Não é por acaso que ficou no ar, durante o nosso almoço convívio, a possibilidade num futuro próximo de a US Elite Sports Agency, em conjunto com a autarquia de Alfândega, vir a desenvolver um estágio de alto rendimento desportivo com alguns atletas que trabalham connosco e convidar alguns da região”.Em discussão na conferência estiveram vários factores que contribuem para fazer um atleta campeão. Urbino Santos refere que o processo é bastante complexo. “É bastante complexo. Tem muitas varáveis que advêm das infra-estruturas, das qualidades dos atletas. Hoje em dia o atleta que ganha é aquele que sabe descansar e aquele que é inteligente. Ser bom é fácil mas ser excelente é difícil”.O descanso, o treino, uma vida saudável e uma alimentação equilibrada são fundamentais como refere Diana Albano, nutricionista da US Elite Sports Agency. “Há cuidados sem dúvida, horários rígidos e alimentos específicos. A alimentação é a base de tudo. O atleta pode ser muito bom e ter motivação mas se a alimentação não for a correcta vai haver lacunas a nível de rendimento”.Rogério Matos, campeão nacional de ciclocrosse, é um bom exemplo. O ciclista cumpre à risca o plano de treino e faz alguns sacrifícios necessários para triunfar. “Normalmente treino todos os dias da semana, menos um dia que é o dia de descanso. Tão importante como o treino é o dia de descanso. Costumo treinar em média duas horas por dia”.
A Conferência de Desporto de Alto Rendimento contou ainda com Serge Caetano da US Elite Sports Agency e Carla Couraceiro, professora licenciada em Educação Física.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt
 

Sem comentários:

Enviar um comentário