terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bragança: Jorge Sampaio defende "maior investimento" na educação

 O Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu, durante as comemorações dos 30 anos do Instituto Politécnico de Bragança, que deve haver mais investimento na educação.

"Os portugueses não devem aceitar um país acomodado, complacente com um destino escolar e uma educação medíocre, não podemos aceitar um sistema educativo a saldos, queremos um país ambicioso, capaz de se destacar pela cultura, pela ciência, pela investigação tecnológica e pelo desenvolvimento”, disse o ex-Presidente da República, relativamente à responsabilidade politica, social e empresarial de cada um.

Jorge Sampaio salientou, ainda, a importância do ensino superior no desenvolvimento económico cultural e social do país, dizendo que “o que está em causa não são apenas questões de política sectorial, mas sim o futuro dos portugueses e a sua posição na nova sociedade do conhecimento”.

O Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Joaquim Mourato, avisou para o facto de, ao longo dos anos, ter havido cortes sucessivos na educação, prevenindo que “vai chegar um momento em que não será possível cortar mais”.

“Costumo dizer que quando cortamos a gordura é possível continuar a caminhar, mas neste momento não há gorduras. Neste momento, uma redução no financiamento significa cortar na actividade, cortar no músculo”, concluiu.

Joaquim Mourato referiu ainda que os Institutos do Ensino Superior estão a fazer esforços para que nenhum aluno seja excluído do seu direito ao ensino.

Ficou latente, na comemoração dos 30 anos da IPB, a preocupação, por parte de grandes entidades, no futuro da educação em Portugal.
 
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário