sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

"Feira da Alheira de Mirandela": Alfândega do Porto e Mirandela recebem a rainha da gastronomia portuguesa

É um dos produtos tradicionais mais apreciados pelos portugueses, que a declararam vencedora das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e vai ser o tema central da Feira da Alheira, a decorrer na Alfândega do Porto entre 1 e 3 de fevereiro e em Mirandela nos dias 24 e 25 de fevereiro e 2 e 3 de março.

A Alheira de Mirandela, cuja história remonta a finais do século XV, tem conquistado um lugar de destaque na gastronomia portuguesa. A tradição na sua confeção e o paladar têm-se mantido ao longo dos anos, tornando-a numa das referências da cozinha nacional.

Durante 4 dias no Edifício da Alfândega do Porto e outros 4 dias no Parque do Império em Mirandela, a alheira será a figura central de um evento destinado a divulgar este património rico e inigualável.

A Feira da Alheira leva até ao Porto as melhores tradições transmontanas, patentes não só neste produto certificado, mas também numa gastronomia de exceção, representada por vários restaurantes que marcarão presença no Edifício da Alfândega que por estes dias será uma embaixada temporária de Mirandela, dos seus melhores sabores e tradições e que dará a conhecer a um público urbano as raízes e saberes de uma região que desperta cada vez mais interesse.

Em Mirandela, o evento regressa ao Parque do Império e, tal como no Porto, além da venda e degustação da Alheira de Mirandela e da presença de vários produtores, a Feira da Alheira vai ter também uma mostra de produtos e artesanato regionais e muita animação.

Retirado de noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário