domingo, 24 de novembro de 2013

Projecto pioneiro ajuda doentes a respirar melhor

Um projeto de uma enfermeira de Carrazeda de Ansiães contribuiu nos últimos dois anos para melhorar a qualidade de vida de doentes com problemas respiratórios graves e vai agora ser alargado a outros concelhos do Distrito de Bragança.


Sónia Casado desloca-se duas vezes por semana, durante dois meses, a casa de 15 doentes com doença pulmonar crónica de Carrazeda de Ansiães para fazer reabilitação.

Os resultados do projeto pioneiro e premiado foram apresentados hoje, em Bragança, nas comemorações do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e revelam "melhorias" nos doentes de que vão beneficiar outros pacientes da região.

A enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE), Ângela Prior, anunciou hoje que o projeto está a ser alargado aos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela pelos "ganhos importantes em termos de qualidade" de vida que revelam os resultados em relação à experiência feita em Carrazeda de Ansiães.

O projeto destaca-se por os cuidados serem prestados no domicílio a doentes com necessidade de oxigénio terapia que teriam muita dificuldade em deslocar-se ao centro de saúde devido à debilidade física associada à doença.

Cada utente é sujeito a 15 sessões de reabilitação no domicilio, ou seja duas vezes por semana durante dois meses, a enfermeira desloca-se a casa dos utentes e faz reabilitação respiratória, que consiste em técnicas respiratórias, treino de fortalecimento muscular, ensino sobre técnica inalatória dos fármacos, técnicas de descanso e relaxamento e de conservação de energia, "São pequenos truques para fazer a mesma coisa, mas cansando-se menos, uma vez que eles sentem muita dificuldade respiratória e é muitas vezes isso que os limita a calçar as meias, a tomar banho, coisas tão simples como essas", observou.

Através destas técnicas de conservação de energia e outros ensinos, os doentes conseguem voltar a fazer a sua vida diária cansando-se menos.

"Temos observado que os utentes têm manifestado melhoria na sensação de falta de ar (de dispneia), no desempenho das atividades de vida diárias e referem também que a qualidade de vida de uma forma geral melhorou", contou.

Outro alerta que a profissional deixa aos doentes é sobre os malefícios do fumo das lareiras muito frequente nesta zona e que poucos saberão que "faz mal", por muito boa que seja a extração dos fumos.

"É óbvio que nós não podemos viver na utopia de pedir aos utentes para não terem a lareira acesa em casa, porque senão morriam de frio, mas pelo menos para se manterem o mais afastados possível dessa lareira", afirmou.

As sessões servem também para alertar os doentes para se afastarem de ambientes com outro fumo, o do cigarro, "fazerem sempre a vacinação da gripe, terem cuidado com ambientes muitos quentes, muito fechados, em que haja maior aglomerado de pessoas porque há uma maior probabilidade de contraírem algum tipo de infeção respiratória".
HFI // MSP
Lusa/fim

Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário