sábado, 16 de novembro de 2013

Associação Aldeia Viva recria “Rota da Olaria”, na aldeia de Felgar, concelho de Torre de Moncorvo

A associação Aldeia Viva desafiou as gentes da freguesia de Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, para que nos dias 23 e 24 de novembro fosse criada a “Rota da Olaria”, uma iniciativa com o objetivo de evocar o ciclo de produção de olaria existente, em tempos, nesta aldeia.


A resposta foi positiva por parte da população da localidade a Aldeia Viva deitou mãos á obra num trabalho que pretende mostrar tradições onde os objetos de olaria (louça utilitária, decorativa, lúdica e também de construção) ocuparam um lugar central.

Aldeia Viva considera “importante valorizar e preservar essas memórias e porque pretendem apoiar aqueles que teimam em manter vivo este símbolo da cultura local”.

A iniciativa tem como missão “mostrar como se fazem, por quem eram feitos, de que eram feitos, como eram vendidos… e vender alguns desses objetos de barro”, que constituíram uma tradição muito antiga na localidade nordestina.

Simultaneamente, vão estar patentes exposições alusivas à olaria, com objetos pertencentes a alguns felgarenses, e serão organizadas diversas atividades relacionadas com este tema.

Está ainda previsto a realização de passeios pedestres a locais históricos ligados à produção de louça em Felgar, palestras (história e histórias), oficinas para adultos e crianças, documentários e muita animação garantida pelas atuações da Banda Filarmónica de Felgar, do Grupo 5.ª Coluna e do Grupo de Teatro Alma de Ferro.

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário