segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ernesto Rodrigues convida...

Ernesto Rodrigues convida para o lançamento do romance histórico A Casa de Bragança e da colectânea de poemas Do Movimento Operário e Outras Viagens (Âncora Editora), no dia 27 de Novembro, às 18,30h, na Livraria Ferin, Rua Nova do Almada, 70-74, Lisboa. A apresentação será feita pelo Autor.
 
A Casa de Bragança abre com o casamento de D. Inês e D. Pedro nesta cidade, onde lhes nascera o segundo filho, D. João de Portugal e Castro, calhado para um trono que as vicissitudes pessoais e históricas entregaram ao meio-irmão D. João I. Essa figura é reabilitada na memória da família Roiz, cuja casa triangula a igreja de Santa Maria e a Domus Municipalis, outras moradas dentro da vila e cidadela, o que significa contar as origens do burgo, a construção do castelo e a linhagem dos Rodrigues, desde 1014, coetâneos da nacionalidade e dos Bragançãos, de que Inês de Castro também descende.
A narrativa é organizada por Afonso Roiz, cujas relações com os filhos do Mestre de Avis nos apresentam D. Afonso, primeiro duque de Bragança, D. Pedro e suas andanças europeias, D. Fernando e seu martírio em Fez, além da amizade com o segundo duque de Bragança, D. Fernando, requerente junto de D. Afonso V da carta de foral que faz de Bragança cidade (20 de Fevereiro de 1464) e o mesmo Afonso Roiz traz de Ceuta.
O manuscrito deixado por este é recuperado por outro Afonso Rodrigues (nascido em 1956), que não só acompanha as celebrações do quinto centenário do foral (1964), como, meio século depois, resolve enigmas da sua vida.
 
Do Movimento Operário e Outras Viagens reúne 40 poemas de quem se estreou, na poesia, há 40 anos.
 
Escrito por Ernesto Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário