segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cogumelos reúnem curiosos em Macedo

cogumelosmacedo.jpg
Em Macedo de Cavaleiros, a Associação Micológica Terras de Roquelho também organizou um curso dedicado aos cogumelos silvestres, na aldeia de Podence.
Depois de algumas explicações teóricas, os participantes tiveram oportunidade de identificar os fungos no campo. “É um produto da nossa região que eu conhecia pouco e esta é uma forma de conhecer um bocadinho melhor os nossos produtos”, salienta Ângela Batista. Tenho alguns amigos que se dedicam à colecta de cogumelos, mas eu fico um bocadinho de pé atrás se não conhecer, não gosto de arriscar. Já consegui identificar algumas espécies e já saio daqui satisfeito”, realça Manuel Pisco. Para além da identificação de cogumelos, a conservação também esteve em destaque. O presidente da Associação, Porfírio Lima, defende que a congelação não é a melhor opção. “Desde secos, a esterilizados, em salmoura. Congelados não sou grande apologista, porque a congelação retira-lhes a água e ficam demasiado elásticos. Só se congelados depois de cozinhados, mas há outras técnicas mais práticas e que mantêm o sabor dos cogumelos, enquanto que a congelação altera muito o cogumelo”, defende Porfírio Lima.
Recordo que a Associação Micológica Terras de Roquelho tem vindo a desenvolver um trabalho de identificação de cogumelos silvestres no concelho de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário