terça-feira, 19 de novembro de 2013

Espanha fica com mais-valias dos cogumelos apanhados em Trás-os-Montes

cogumelos.jpg
 
É urgente criar legislação para regular a apanha e comercialização de cogumelos em Portugal. O alerta é do presidente da Associação Micológica da Terra Fria a Xixorra.
Francisco Torrão diz que, por exemplo, na zona de Miranda do Douro os cogumelos silvestres são vendidos do lado de lá da fronteira abaixo do preço justo e são os espanhóis que ficam com a mais-valia do produto.
“A Terra Fria Transmontana é uma região rica em cogumelos, muitos deles são vendidos para Espanha. Em Portugal não existe legislação, nós temos alertado as autoridades para essa situação e pensamos que se está a tratar do assunto. O cogumelo é vendido em Espanha a um preço muito baixo. Por exemplo, numa fábrica em Espanha pagam os cogumelos a cerca de 10 euros, se os comprar lá paga-os a mais de 20 euros”, sustenta o responsável.
Em Macedo de Cavaleiros a situação repete-se. O presidente da Associação Micológica Terras de Roquelho, Porfírio Lima, não tem dúvidas que são os espanhóis que estão retirar as mais-valias dos cogumelos apanhados na região.
“Neste momento há um excesso de procura sem regras e isso pode pôr em causa algumas espécies. As espécies melhores são colhidas em excesso e vendidas a preços muito reduzidos para os espanhóis, que depois os exportam para França e para Itália e ganham muito mais do que nós que somos os donos do produto”, realça Porfírio Lima.
Em Espanha já regras para a apanha e comercialização de cogumelos. O investigador espanhol, Juan António, alerta que a apanha sem regras em Portugal pode contribuir para a extinção de alguns fungos.
“É um recurso que se esgota. Por isso, é necessário regulá-lo para contribuir para uma gestão sustentável do sector”, alerta o investigador.
Os cogumelos silvestres apanhados sem regras na região transmontana estão a ser aproveitados pelas fábricas espanholas, que ficam com as mais-valias do produto.
 
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário