segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

DRAN analisa candidaturas para compensar estragos do incêndio de Picões

Foram apresentadas 18 candidaturas ao PRODER para intervenções de emergência na sequência do incêndio que deflagrou em Julho em Picões, no concelho de Alfândega da Fé, e alastrou aos concelhos de Torre de Moncorvo, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta.
O director regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, sublinha que a prioridade é a conservação dos solos e das linhas de água.
 
“Nós estamos a falar em tudo aquilo que tem a ver com a estabilização de emergência pós-incêndio e portanto tudo quanto sejam coisas relacionadas com as redes hidrográficas, com a redução dos impactos erosivos, como erosão de encostas, tratamentos dos taludes, consolidação de margens, a desobstrução de leitos e ainda a recuperação de algumas culturas que também estão contempladas”, realça o director regional. O incêndio destruiu vários hectares de culturas, como é o caso de olivais e amendoais, mas ainda não há uma linha de apoio para repor estas culturas. “Neste momento nós não estamos ainda a fazer a recuperação do potencial produtivo relacionado com culturas, nós estamos apenas a fazer a estabilização de emergência. A questão das culturas ainda vai ser vista em projectos futuros. Vamos ainda avaliar em que termos é que os projectos que ainda estavam em execução e que foram subitamente interrompidos pelo incêndio. Nós para isso ainda estamos a fazer contas”, afirma Manuel Cardoso. Os 18 pedidos de apoio ao PRODER foram apresentados por freguesias e municípios dos quatro concelhos do sul do distrito afectados pelo incêndio. As candidaturas vão ser analisadas durante o mês de Janeiro. Estão disponíveis 2,6 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário