segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bragança cumpre tradição de cantar os Reis

reis.jpg Este fim-de-semana ficou marcado pela tradição de cantar os Reis, um pouco por todo o distrito de Bragança.
“Vós bem sabíeis e vós bem sabeis que no dia 6 se canta os Reis”, assim é a letra de uma das músicas mais antigas de Reis que foram cantadas um pouco por todo o País.
Em Mirandela, como já é habitual, reuniram-se as pessoas por freguesias, no Auditório Municipal, e cantaram-se os Reis ao presidente da Autarquia.
Quem canta, gosta da tradição e do convívio, pois é nessa altura que as freguesias se encontram e mostram o que valem na música.
Em Rebordainhos, Bragança, a tradição é secular e única na Península Ibérica. Um careto anuncia a chegada de quatro cantadores às casas onde rezam pelas almas ou cantam de acordo com a vontade do dono da habitação.
As pessoas oferecem comidas e bebidas, mas não esquecem a esmola para as almas. Jorge Pereira, natural de Rebordainhos só espera que a tradição se mantenha por muitos anos.
Francisco Martins, um dos quatro cantadores de Reis, diz que é “importante ensinar os mais novos para que a tradição se mantenha na aldeia”.
Todos os anos é nomeada a Mordomia das Almas, composta por um único elemento que fica encarregue de acompanhar os cantadores às casas, receber o dinheiro e depois de marcar as respectivas missas em memória dos falecidos.
Escrito por Brigantia
Retirada de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário