quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Centro Interpretação do Território | Obras já começaram em Sambade

 

Já estão no terreno os trabalhos de adaptação da antiga escola primária de Sambade em Centro de Interpretação. A intervenção inclui a valorização do edifício através de obras de alteração do interior e de conservação do exterior, dotando-o das condições físicas necessárias para instalar um Centro de Interpretação do Território.

A ideia passa por transformar este edifício numa espécie de museu do mundo rural, que sirva como uma porta de entrada para o conhecimento da freguesia, das suas histórias, dos usos e costumes das suas gentes. Trata-se de um pólo que vai dar a conhecer as atividades agrícolas e as vivências domésticas, onde o artesanato também terá lugar de destaque. Todos os ambientes e atividades recriados através, por exemplo, do recurso a artefactos e artesanato ainda existentes, serão ilustrados com filmes, documentários e fotografias. Está igualmente prevista a utilização de ferramentas de base tecnológica de forma a disponibilizar uma sólida componente pedagógica.

Trata-se de um Centro onde as novas tecnologias da comunicação se vão assumir como uma ferramenta imprescindível na construção de unidade museológica dinâmica, interativa com conteúdos atrativos e que permita dispor de uma oferta diversificada e inovadora.

Este centro de interpretação terá igualmente uma valência ao nível da organização de ofertas turísticas, designadamente visitas a olivais e a soutos que permitam a participação de visitantes (turistas e excursionistas) nas práticas agrícolas mais relevantes.

No fundo é uma estrutura que vai permitir dinamizar turística e culturalmente uma das maiores freguesias do concelho de Alfândega da Fé, diversificando a oferta existente e potenciando o movimento turístico gerado por unidades de referência como é o caso do Hotel & SPA Alfândega da Fé.

Esta intervenção está incluída num projeto mais vasto resultante da candidatura “Sambade Aldeia Tecnológica e Turística” que inclui também a transformação do edifício da Casa do Povo em Centro Cultural Tecnológico. O concurso para esta obra está, atualmente, a decorrer. Recorde-se que estes projetos são financiados em 85% pelo programa PROVERE e implicam um investimento global de cerca de 350 mil euros. Uma forma de requalificar edifícios públicos da freguesia, dando-lhes novos usos e colocando-os ao serviço da população e visitantes.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário