quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Escolas de Mirandela já não têm fibrocimento

» O Ministério da Educação já removeu as placas de fibrocimento das escolas Luciano Cordeiro e Secundária de Mirandela.
O Programa de Remoção Faseada das Coberturas de Fibrocimento das escolas assenta num levantamento realizado pela Direcção-Geral dos Estabelecimentos de Ensino, que determina a remoção de amianto em edifícios, instalações e equipamentos públicos. Estas estruturas, quando danificadas, soltam partículas que podem ser nocivas para a saúde, pois podem alojar-se nos pulmões durante anos.
As escolas de Mirandela, segundo a directora do Mega Agrupamento de Escolas, Maria Gentil Vaz, nunca estiveram em perigo, tendo em conta que os valores apontados pelos técnicos são muito reduzidos. “Já foram substituídas as placas de lusalite dos corredores exteriores por outras placas que se usam agora sem qualquer tipo de fibras de amianto”, garante a responsável.
A substituição das placas ficou pronta no passado sábado, dia 4 de Janeiro, antes do início do segundo período de aulas.
Quanto às obras de requalificação da Escola Secundária, que já estiveram incluídas num programa iniciado pelo Governo de José Sócrates, mas que nunca chegou a ser implementado, Maria Gentil Vaz diz que o Ministério só responde que não há dinheiro e a solução poderá passar por uma candidatura do município a um programa de apoio.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário