sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Memórias de um pároco transmontano: Livro retrata a vida de um padre que conheceu de perto Miguel Torga

Por: JOANA GONÇALVES

Na passada sexta-feira assinalou-se a morte de Miguel Torga, data escolhida por Maria Assunção Morais para apresentar um livro dedicado ao padre Avelino da Silva, amigo do escritor transmontano.
A obra reúne memórias do pároco de São Martinho de Anta, em Sabrosa. A autora explica que foi o gosto pela escrita de Miguel Torga que a levou a conhecer o padre Avelino, um admirador de Torga e amigo íntimo. “Comecei a gostar da obra de Miguel Torga e, em função disso, comecei a visitar São Martinho da Anta. Cheguei assim ao meu querido padre Avelino, que acabou por se tornar um grande amigo da família”, explica a escritora.

63 contributos

Foram 63 as pessoas que deram o seu contributo para a obra, desde estudiosos de Miguel Torga a amigos de caça do pároco. Contributos que perpetuam agora a simpatia e bondade do padre vilarealense, que era muito acarinhado. “As pessoas que visitavam o padre Avelino gostavam muito de conversar com ele. Para mim, este homem bom foi um testemunho vivo de Miguel Torga. Com muita paixão. Andava sempre com os livros do escritor amigo debaixo do braço”.
O livro demorou cerca de um ano a ser compilado e tem sido bem aceite pelo público, motivo que se deve em grande parte ao amigo e figura nacional Miguel Torga.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário