terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Abraços que resultaram em laços de amizade

foto
»Projecto da Associação Entre Famílias contribuiu para o aumento da auto-estima de pessoas que vivem sozinhas
Centenas de pessoas de todas as idades tiveram oportunidade de construir laços entre si, graças ao projecto Laços e Abraços, promovido pela Associação Entre Famílias, em Bragança.
A Coordenadora técnica da associação, Liliana Santos, não tem dúvidas que este projecto contribui para melhorar a auto-estima e a qualidade de vida das pessoas que o abraçaram.
“ Decorreram109 ateliers intergeracionais ao longo de 2013, que de facto ajudaram a melhorar a qualidade de vida dos destinatários deste projecto, quer seniores, quer adultos, quer jovens e também crianças”, realça a responsável.
Liliana Santos destaca, ainda, a importância do apadrinhamento entre crianças e idosos. “ O idoso ficou afilhado de um padrinho criança ou de uma madrinha criança”, salienta. A responsável não tem dúvidas que os laços que foram criados dentro da instituição e que perduram na comunidade e sublinha, ainda, a autonomização criada pelos ateliers.
“ Conseguimos criar hábitos de rotina, de socialização, de integração social, cultural, educativa”, enumera.
Quem participa nos ateliers, que são ao mesmo tempo um espaço de convívio, garante que se sente muito melhor.

“Arranjamo-nos para vir para os ateliers”

“Estava em casa sozinha, porque os filhos vão trabalhar, então vim para aqui e consegui fazer laços de amizade com outras pessoas. É um sítio onde me sinto muito bem e é isso que me incentiva a vir e nos obriga a sair de casa e a arranjarmo-nos para vir para aqui”, afirma Sebastiana Batista.
Também Maria da Conceição Teixeira decidiu associar-se ao projecto para quebrar a solidão. “Decidi vir porque tive um divórcio depois de 40 anos de casada e senti sozinha e decidi conviver com outras pessoas, porque sozinha não me sentia bem”, confessa.
No âmbito do projecto Laços e Abraços foi também lançado um guia de boas práticas. O presidente da Associação Entre Famílias, Cordeiro Alves, garante que é útil para toda a comunidade.
“Por exemplo que sintomas caracterizam um enfarte e temos aqui orientações nesse sentido. Outra situação, um AVC, acontece que as pessoas não conseguem determinar esses sinais. Com este pequeno guia e com as sugestões e as orientações que ele apresenta de facto está muito mais fácil às pessoas saberem de que se trata quando tem um problema”, explica Cordeiro Alves.
O projecto Laços e Abraços chegou ao fim, mas a Associação Entre Famílias quer manter pelo menos as actividades para que as pessoas que procuram a associação se mantenham activas.

Destaque
Associação ajuda pessoas que se sentem sozinhas a ocupar o tempo e a aprenderem novas artes.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário