segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Candidatura a fundos europeus "dentro dos prazos"

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte sustentou que as candidaturas do Governo português aos fundos europeus, bem como as da Euro-região Galiza-Norte, estão a ser apresentadas a Bruxelas de forma "rigorosa e dentro dos prazos". Emídio Gomes falava no X Plenário da Comunidade de Trabalho Galiza-Norte de Portugal (CT G-NP), que hoje se realizou em Baiona.
Emídio Gomes, que hoje sucedeu a Alberto Núnez Feijóo na presidência da CT G-NP, desmente assim as preocupações do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sustentando que os Planos de Investimento Comum (PIC) da Euro-região ao Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 receberam o acolhimento dos governos de Portugal e Espanha.
De acordo com o novo líder da CT G-NP, o envelope financeiro do FEDER para Portugal será de aproximadamente 107 milhões de euros, dos quais mais de 60% para programas de Cooperação Transfronteiriça, com linhas de cofinanciamento de 85%.

Euro-região aposta na concentração de projetos



Para evitar a pulverização de recursos, a Euro-região Galiza-Norte de Portugal vai apostar em quatro grandes objetivos temáticos: reforço da investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, reforço da competitividade das PME's, prevenção e gestão de riscos ambientais e de eficiência energética e maior atenção ao emprego e mobilidade laboral.
Tal como Núnez Feijóo, Emídio Gomes fez questão de lembrar a dinâmica desta Euro-região quando comparada com as demais regiões transfronteiriças entre Portugal e Espanha.
"Estamos perante uma cooperação que já atingiu um elevado nível de maturidade e confiança, mas que quer continuar a ser pioneira e exemplar no centexto ibérico e europeu", afirmou o novo líder da CT G-NP.
A título de exemplo, referiu que no programa comunitário de cooperação Portugal e Espanha de 2007-2013 a Euro-região Galiza-Norte de Portugal representou 52% dos projetos aprovados por Bruxelas, equivalentes a a um investimento de mais de 70 milhões de euros do FEDER.
Entre os casos de sucesso de trabalho conjunto foram, hoje, invocados em Baiona os programas de apoio aos clusters do têxtil e do mar, além do Instituto Ibérico de Nanotecnologia, sedeado em Braga, que deverá, a médio prazo, "garantir retorno económico às empresas da região".
As entidades parceiras da Euro-região, entre as quais o Eixo Atlântico, garantem ainda que não irão desistir da prometida ligação ferroviária, "decente e competitiva", entre Porto e Vigo.

Intercâmbio ibérico de docentes e estudantes



Outra das prioridades anunciadas em Baiona foi a da mobilidade de docentes e alunos do ensino superior do Norte de Portugal e Galiza, já a partir do próximo ano letivo.
O IACOBUS prevê o intercâmbio entre as universidades de Santiago, Corunha e Vigo às universidades do Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro, e ainda à Católica do Porto e institutos politécnicos do Porto, Viana do Castelo, Bragança e Cávado e Ave.
Com características próximas do programa europeu ERASMUS, o IACOBUS centra, por enquanto, as suas atenções a norte da Península Ibérica. Os candidatos ao programa beneficiarão de uma bolsa de estudos que será de três meses para os estudantes e de um mês para docentes e pessoal administrativo.
José Marques dos Santos, reitor da universidade do Porto, em declarações ao Expresso, defende, no entanto, que o intercâmbio de para estudantes e investigadores seja alargado para seis meses, "o equivalente a um semestre letivo".
Financiado pelo programa de Cooperação Norte de Portugal/Galiza, o IACOBUS visa ainda a certificação académica dos licenciados nas instituições de ensino superior de um lado e outro da raia, promovendo assim uma maior mobilidade de emprego jovem.


Retirado de www.expresso.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário