quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Rota do Javali passa em Macedo de Cavaleiros

foto


»Confraria do Javali organiza Rota Gastronómica durante a Feira da Caça e do Turismo
Começa quinta-feira a primeira Rota Gastronómica do Javali nos restaurantes de Macedo de Cavaleiros. A iniciativa é organizada pela Confraria do Javali, em parceria com o Geopark e a Câmara Municipal, e surge para promover a degustação desta carne tão apreciada em Trás-os-Montes. “É um animal nobre da nossa região e queremos trazer o sabor do javali a vários pratos, dando a conhecer às pessoas a forma como ele é apresentado na degustação”, refere o Grão-mestre da Confraria do Javali, António Silva.
Os nove restaurantes aderentes aceitaram o desafio de imediato, por ser uma novidade. “Quando há inovação todos são receptivos a este tipo de iniciativas, pois eles também querem mostrar o melhor que têm para dar, nomeadamente ao nível da apresentação para referenciar o javali”, afirma o dirigente.
Nesta primeira Rota Gastronómica, que decorre até domingo, podem encontrar-se várias formas de confecção do javali. “Uns vão fazer no pote, outro assado, mas há também quem vá apostar no gourmet”, adianta António Silva, “deixando sempre uma pitada de segredo”. Além disso “a intenção é que no próximo ano possamos alargar este evento a outros concelhos”, refere.

Feira da Caça

De 30 de Janeiro a 2 de Fevereiro Macedo de Cavaleiros recebe a XVIII Feira da Caça e VIII Feira de Turismo. É o certame de maior referência da região, que todos os anos recebe a visita de mais de 20 mil pessoas e explora as potencialidades económicas do território.
A abertura oficial está marcada para sexta-feira, dia 31 janeiro, às 21h, com a presença do secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.
No programa destaca-se toda a actividade cinegética, as visitas didáticas com alunos das escolas de Macedo, assim como o Seminário “Geoturismo: Motor de Desenvolvimento Territorial” e o I Encontro de Caçadores de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário