quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Deputados do PSD defendem conclusão do regadio no Azibo

Os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelo distrito de Bragança defendem a conclusão do plano de desenvolvimento do regadio da barragem do Azibo.
Maria José Moreno e Adão Silva questionaram o Ministério da Agricultura sobre os apoios no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio para a rentabilização do regadio.
A deputada Maria José Moreno diz que a Ministra da Agricultura já respondeu e garantiu que os serviços regionais já estão em conversações com as associações de agricultores para incentivar os produtores a aderir a este perímetro de rega. “Respondeu-nos e explica que a Direcção Regional de Agricultura e Pescas tem desenvolvido diversos contactos com as associações de agricultores da região, no sentido de poder promover uma maior adesão ao regadio do perímetro de rega da barragem do Azibo, porque ele não está completo, e situa-se muito aquém da área beneficiada por este empreendimento”, realça a deputada. O Ministério da Agricultura garante ainda apoios para novos investimentos nas explorações agrícolas. “Estas acções têm um carácter prioritário face a novos alargamentos do perímetro de rega e perante isso eles procuram que no futuro programa de desenvolvimento rural existirão apoios significativos às organizações de produtores e respectivos associados, dando prioridade no acesso às medidas de apoio, sendo que as medidas enquadradas no Leader, poderão também disponibilizar alguns apoios mais direccionados para a produção e comércio de produtos locais”, salienta Maria José Moreno. Os deputados social-democratas também alertaram, em Dezembro passado, para a necessidade de implementar o Plano Nacional Apícola, que acabou por ser implementado no início do mês. Maria José Moreno não tem dúvidas que este plano vai valorizar os produtos apícolas. “Valoriza os apicultores para que possam valorizar o produto e a economia desse produto. Olhávamos para a apicultura de uma forma mais artesanal e essa apicultura é um potencial económico no nosso País”, enfatiza a deputada. Os deputados do PSD a intercederem junto do governo na defesa do sector agrícola na região.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário