sexta-feira, 19 de outubro de 2012

IPB ganha investimento de 4,4 ME em novas instalações

O problema da falta de instalações para o ensino superior público em Mirandela, que se arrasta há mais de uma década, está prestes a ser ultrapassado com a construção de um novo edifício, foi hoje anunciado.
A Câmara de Mirandela e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) conseguiram, apesar da contenção financeira nacional, assegurar financiamento para o investimento de 4,4 milhões de euros na construção de instalações para a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo.
Há mais de uma década que aquela que é das mais procuradas entre as cinco escolas do politécnico de Bragança funciona em instalações emprestadas do município de Mirandela.
O novo edifício já foi adjudicado à CARI Construtores, empresa do grupo DST, e as obras deverão arrancar ainda durante o mês de Outubro, de acordo com as previsões avançadas pelo construtor, que aponta a conclusão da obra para Outubro de 2014.
As futuras instalações estendem-se por seis mil metros quadrados, num terreno cedido pela câmara de Mirandela, e apresentam 28 salas, dois anfiteatros, uma cantina, uma cafetaria, três laboratórios, uma livraria, duas bibliotecas, uma de consulta e leitura e outra multimédia, e um parque de estacionamento com lugares para 100 viaturas.

Alunos têm crescido

O projecto ficou aquém das pretensões iniciais do município e do IPB, que pretendiam transformar um bairro social da cidade transmontana num pólo universitário, recuperando também alguns apartamentos do mesmo bairro para residências de estudantes.
A ideia era resolver dois problemas: o da falta de instalações para o ensino superior e o da degradação do bairro social.
O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, explica que essa parte do projecto não foi aprovada, pelo que será apenas construído o novo edifício num terreno junto ao bairro social.
O autarca realçou que esta escola tem registado um crescimento do número de alunos, contrariando a tendência nacional de redução das entradas no ensino superior.
A escola tem mais de mil alunos distribuídos por nove licenciaturas, nomeadamente Gestão e Administração Pública, Informática e Comunicações, Marketing, Multimédia, Solicitadoria, Design de Jogos Digitais, Turismo e Guia Intérprete.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário