quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Obras na capela de Samil dividem padres

 
A capela de S. Roque, na aldeia de Samil, concelho de Bragança, está a ser descaracterizada com as obras de conservação que estão em curso.
Segundo o arqueólogo Ernesto Vaz, a intervenção está a arruinar um valioso património.
Entre outros motivos estão em causa os pilares antigos, que foram substituídos por colunas contemporâneas de granito.
“Uma coisa é conservar e outra coisa é alterar o que lá estava. Todos nós sabemos que quando os edifícios são alterados desta maneira, decapitando tudo o que lá estava, perde-se a estética, perde-se a história, perde-se a memória e o edifício fica a valer menos”, considera o técnico. Segundo Ernesto Vaz, “mesmo do ponto de vista económico, os pilares que lá estavam têm muito mais valor que duas reles colunas que mandaram encomendar numa fábrica de granito”.
O templo em causa data do século XVII e situa-se ao lado da estrada nacional que liga Bragança a Izeda.

Jogo do empurra

Na hora de apurar responsabilidades, o arqueólogo acusa o antigo pároco, Rufino Xavier, de ter autorizado as obras. “Foi o padre Rufino Xavier, que esteve em Samil nos últimos oito anos. Eu acuso-o de ser o responsável material pela decapitação da nossa capela”, frisa Ernesto Vaz.
Mas, quando confrontado com esta acusação, Rufino Xavier não quis prestar declarações, alegando que as obras começaram depois do padre Sobrinho Alves ter começado a orientar a paróquia.
Por sua vez, o novo pároco garante que as obras já decorriam quando chegou à aldeia e diz, mesmo, que desconhecia a existência da capela.
“Eu nem sequer conhecia a capela. Chamaram-me e quando lá cheguei nem sequer havia pilares. Por isso eu nem sei como era antes destas obras”, conta o padre Sobrinho Alves.

Retirado de www.jornalnordeste.com

2 comentários:

  1. O que é que esse pesseudo arqueologo quer, já que não faz ao menos que deixe fazer,esse senhor devia era antes de ir para a comunicação social consultar o povo de samil mas como não passa de um cobarde e nem coragem tem para enfrentar a população faz todo este espetaculo só para aparecer na comunicação social. Felizmente o povo de samil já conhece esse arqueologoszeco de treceira categoria. Aqui por samil já não enganas ninguem cobardolas

    ResponderEliminar
  2. Parece que cobardolas e ignorante será o autor de tão escabroso comentário...

    ResponderEliminar