segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Alfândega da Fé: Parque verde sem barreiras

foto


»Autarquia vai criar zona de lazer acessível a cidadão com dificuldades de mobilidade
Alfândega da Fé vai ter o primeiro parque verde acessível do Nordeste Transmontano.
A revelação foi feita na passada sexta-feira durante um workshop sobre Acessibilidade e Mobilidade no qual foram apresentados os resultados do Plano de Promoção da Acessibilidade de Alfandega da Fé.
A presidente da Câmara assegura que as intervenções feitas pretendem tornar a vila acessível e inclusiva. “O projecto de requalificação urbana que fizemos já tem em atenção as questões de acessibilidade”, afirma Berta Nunes, acrescentando que “o nosso parque verde vai ter a certificação de primeiro parque verde acessível no Nordeste Transmontano depois de terminarmos a intervenção que estamos a planear”.
Depois de fazer a radiografia das acessibilidades na vila e das barreiras arquitetónicas existentes, a coordenadora do plano apresentou propostas à autarquia para a resolução dos problemas encontrados. “Alguns problemas podem ser intervencionados de forma rápida e sem grandes custos como é o caso de remover um sinal de trânsito do meio do passeio ou uma papeleira, mas depois também há um conjunto de problemas que exigem algum investimento e que terão de aguardar por fundos comunitários”, refere Paula Teles.

Rede de excelência

Alfândega da Fé já faz parte da Rede de Cidades e Vilas de Excelência. O coordenador realça a qualificação do espaço público. “Nos últimos anos, Alfândega da Fé tem vindo a qualificar o seu espaço público que pode ser motivo de aprendizagem para todos os que integram a rede”, afirma Pedro Ribeiro da Silva.
Em todo o país já são 40 os municípios que fazem parte desta rede. Em Trás-os-Montes, Alfândega da Fé é o único.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário