quarta-feira, 3 de abril de 2013

Resíduos do Nordeste comemorou o décimo aniversário de atividade

Criada em 21 de outubro de 2002, a empresa Resíduos do Nordeste assumiu a gestão de resíduos de 13 Municípios, na cedência das posições contratuais das Associações de Municípios do Douro Superior, da Terra Fria Transmontana e da Terra Quente Transmontana.

Em 10 anos muito mudou no panorama nacional em termos de gestão de resíduos, mas sobretudo no Nordeste Transmontano.

Neste período de tempo 9.575 toneladas de papel/cartão, 7.964 toneladas de vidro, 4.813 toneladas de plástico, 1.157 toneladas de aço, 1.251 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, 17 toneladas de pilhas e 5,6 toneladas de óleos alimentares usados foram reciclados fruto do esforço de todos os cidadãos que têm, desde o início, aderido às ações de sensibilização ambiental desenvolvidas pela empresa.

Outro dado salientado pela Resíduos do Nordeste diz respeito à produção de energia elétrica a partir do biogás gerado no aterro sanitário. Desde maio de 2009, a central de valorização energética produziu 9.829.268 kwh, evitando a emissão de 4.244,88 toneladas de CO2 para a atmosfera, o equivalente a plantar 24.577 árvores.

A imagem de um aterro sanitário na paisagem, existente em 2002, está totalmente transformada, no local surge agora a definição do Parque Ambiental do Nordeste Transmontano, que conta já com um Parque Multimateriais, uma Estação de Tratamento de Águas Lixiviantes, uma Central de Valorização Energética de Biogás e uma Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico por Digestão Anaeróbia.

No sistema existem 14 ecocentros e 4 estações de transferência (com os devidos licenciamentos) e estão instalados 596 ecopontos.

Retirado de Notícias do Nordeste

Sem comentários:

Enviar um comentário