segunda-feira, 19 de março de 2012

Primaveras

Conversámos até que a noite se impôs.
Falámos das nossas vidas, tristezas e alegrias, sonhos realizados e por realizar.
Soube que se tinha casado e que tinha dois filhos. Vivia em Lisboa e, sempre que podia, vinha retemperar forças à nossa pequeníssima aldeia.
Falei-lhe de mim e dos meus. Da vida no Brasil e do que me motivara a regressar a Portugal. Tudo muito telegráfico que o tempo não dava para mais.
Sem que me apercebesse o tempo voara. Gostava do meu primo. Tínhamos brincado muito e a nossa amizade havia nascido connosco. Éramos da mesma idade e enquanto crianças, nada na aldeia, nos escapara. Conhecíamo-la como se conhecem as próprias mãos.
As nossas aventuras deram muitas dores de cabeça aos nossos pais. Muitas delas foram extremamente perigosas e irresponsáveis. O que nos unia era essa cumplicidade dos riscos corridos. Amigos inseparáveis até que a vida nos separou, não necessitávamos de falar para nos entendermos. Bastava um olhar, um gesto...
"Manuel, não vens jantar?" Chamou a esposa, já enciumada da nossa longa conversa.
"Já vou Ana. Vem conhecer a minha prima."
Cumprimentámo-nos cerimoniosamente. Olhou-me com desconfiança. Agarrou-se ao braço do marido como se fosse a última tábua no imenso oceano onde, naufragada, se pudesse suster.
Ela não entenderia a nossa amizade. Pensei.
Despedi-me "Até qualquer dia. Gostei muito de te ver meu querido primo, muito mesmo!"
Dei-lhe um abraço e um leve beijo no rosto por barbear. Acenei à Ana e fui para casa onde me aguardavam os meus pais, prontos para regressar a Bragança.
Subi as escadas lentamente, como quem não tem vontade nenhuma de o fazer. Virei-me no último degrau e lancei um último olhar aos campos primaveris salpicados de pequenas flores brancas e amarelas.
O chiado das rodas de um carro de bois surpreendeu-me. Senti-me transportada para outros tempos. Sorri e vi-me menina encavalitada no carro carregado de sacas de erva fresca para os animais.
Cheirava a erva recém cortada, cheirava a primavera...
Esperei que o carro entrasse na aldeia e reconheci um dos carros feitos pelo meu avô puxado por uma valente junta de vacas. À frente do carro, Paulo assobiava e conduzia os animais de vara na mão. No fim do cortejo, amarrada a uma das estacas, uma bela mula, jovem e brincalhona, aos pinotes.
"Onde desencantaste, tu, o carro, Paulo?"
"Foi o teu avô que o fez e já não faz outro, infelizmente, que Deus o tenha!"
Era verdade. O meu querido avô já não estava entre nós. Fez-se inverno...

Mara

Sem comentários:

Enviar um comentário