sexta-feira, 9 de março de 2012

Miranda do Douro: Festival Intercéltico de Sendim promete cartaz recheado de referências de folk

O Festival Intercéltico de Sendim (FIS), agendado para os dias 03 a 05 de Agosto, no concelho de Miranda do Douro, já tem o programa fechado e apresenta este ano novas sonoridades face a edições anteriores.

Segundo o diretor do FIS, Mário Correia, a edição 2012 do festival ficará marcada pelos concertos de dois grandes grupos da folk europeia, que são considerados verdadeiras instituições musicais e que se apresentam com um longo trajeto de permanência ativa na frente cultural.
Além disso, em ano de “crise económica”, o Intercéltico ganha um dia de festival.
Os Gwendal, um grupo da Bretanha francesa, a celebrar 40 anos de vida e Nuevo Mester de Juglaria, fundados em finais de 1969, de Castela e Leão, são os "cabeça de cartaz" da 13.ª edição do festival.
Para além destas duas formações, destaque também para a presença de Le Vent du Nord, do Quebeque.
Os Assembley Point, grupo que junta músicos e músicas de Portugal, Galiza e Irlanda, estão também em destaque no cartaz.
Realejo e os Toques do Caramulo foram os escolhidos para representarem a folk portuguesa.
Mário Correia disse ainda que os concertos vão acontecer fora do recinto principal do festival e salientou a presença de sonoridades típicas das terras de Miranda, como Trasga, Lhenga-Lhenga e La Çaramontaina.
A Taberna dos Celtas está de regresso ao festival e, desta vez, num espaço novo, com outras condições acústicas ou sanitárias.
Aqui, acontecem "os concertos improváveis", que juntam os músicos para momentos de liberdade e criatividade musicais.

Retirado do site www.rba.pt

 

Sem comentários:

Enviar um comentário