terça-feira, 13 de março de 2012

Agricultores transmontanos desesperados com a seca

A seca está a dar água pela barba aos agricultores transmontanos. Muitos produtores já não têm o que dar de comer ao gado e já estão a recorrer às reservas do Verão
Arnaldo Afonso tem um rebanho de ovelhas, juntamente com o irmão gémeo, Francisco, na aldeia de Vila Nova, às portas de Bragança mas já dentro do Parque Natural de Montesinho. Também têm três vacas e dois vitelos.
Ainda nem chegou a Primavera mas já começaram as dificuldades com a alimentação dos animais.“Um bocado. Nesta altura para estar tudo cheio de erva mas temos de lhes dar feno à noite. Nesta altura já era para comerem erva e não comerem o feno”, explica.
A falta de água afecta também as sementeiras pelo que o pior ainda pode estar para vir.“Sim, as sementeiras que fizemos, que eram para serem pastadas, não vão dar nada. Também já estamos a deitar água aos lameiros, para ver se a água cresce, mas nada.”
Mas Arnaldo Afonso ainda não perdeu a esperança na ajuda de S. Pedro.“Mal de nós que não chova, mas comprar também não será fácil. Desde que tenho as ovelhas nunca me lembro de ter vindo um ano como este”, garante.Um pouco mais à frente, na aldeia de Carragosa, também no Parque Natural, José Miguel é um dos poucos que ainda tem gado.
Mas um dos muitos que já quase não tem feno.“Este ano está muito mal porque vendi algum e agora não me deve chegar o que tenho. Dá para mais um mês. Vou ter de arranjar mais”, diz.No entanto, para já, os preços ainda não subiram.
“Aqui não subiu ainda, mantém-se como há dois meses, na ordem dos dois euros. Mas até ao Verão é capaz de subir”, acredita.Um cenário que pode estar prestes a mudar.
De resto, o presidente da Federação de Agricultura de Trás-os-Montes e Alto Douro, Mário Pereira, afirma que quem precisa de comprar comida para os animais em Espanha já está a pagar mais: “Os espanhóis aproveitam-se da situação de não termos o que dar às vacas, e duplicam quase o preço. Comprávamos à tonelada. Um camião, de 22 toneladas, custaria 1500 euros. Agora já vai para os 2500.”Mário Pereira diz ainda que os criadores de gado estão a ficar muito preocupados. É o seu próprio caso:
“Os custos de produção já são altíssimos. Com esta situação, se tivermos de recorrer às rações, que estão a um preço elevadíssimo, é acabar com a situação. Tenho 50 vacas adultas e já lhes estou a dar os restos que havia. Com a ameaça de chuva andámos a arramar os adubos, mas se calhar gastámos o dinheiro para nada.”
Os agricultores começam a ficar aflitos e não há maneira de chover.
O mês de Março deverá continuar a ter tempo seco e com temperaturas altas para a época.


Escrito por Brigantia (CIR)
Retirado do site www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário