segunda-feira, 12 de março de 2012

Bragança no ranking dos melhores Municípios portugueses.

Bragança no ranking dos melhores municípios
Segundo os dados apresentados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, relativo ao ano económico de 2010, recentemente publicado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, o Município de Bragança destaca-se em quatro importantes indicadores económico-financeiros, nomeadamente: “Ranking global dos melhores municípios, em termos de eficiência financeira”, “Execução da receita cobrada em relação à receita prevista”; “Peso das despesas com pessoal nas despesas totais” e “Diminuição do passivo exigível”.

No ranking global dos 20 melhores municípios de média dimensão (num total de 106), em termos de eficiência financeira (através da análise de 11 indicadores financeiros), o Município de Bragança surge na 10.ª posição e na Região Norte na 3.ª posição.

Verifica-se, ainda, que o Município de Bragança assume a 27.ª posição, no universo dos 308 municípios portugueses, e a 3.ª posição no conjunto dos municípios da Região Norte, sendo assim um dos mais eficientes do país, em termos financeiros, utilizando de forma responsável os escassos recursos disponíveis, por forma a criar as bases de competitividade e de suporte a um novo ciclo de gestão municipal, que poderá apostar mais no desenvolvimento sustentável e na economia do conhecimento.

Relativamente ao 2.º indicador o Município de Bragança ocupa a 20.ª posição, no universo dos 308 municípios portugueses, e a 3.ª posição na Região Norte, com 83,2% da execução da receita cobrada em relação à receita prevista. A média nacional é de 55,5%, ou seja, menos 27,7 pp. que o valor do Município de Bragança.

No que concerne ao 3.º indicador, o Município de Bragança surge na 22.ª posição dos municípios que apresentam menor peso das despesas com pessoal na estrutura das despesas totais, a 4.ª posição na Região Norte, com 20,0%, enquanto que a média nacional é de 31,1%.

Em 2010, o Município de Bragança reduziu o passivo exigível (dívidas a terceiros de curto, médio e longo prazos) em 2,70 milhões de euros, ou seja, 15,1%, ocupando a 22.ª posição no ranking dos municípios portugueses com maior diminuição da dívida, em termos absolutos, e a 6.ª posição na Região Norte.

Para o período analisado, os municípios portugueses registaram, em termos médios, um aumento de 3,2% no montante da dívida. Assim, em 2010, a dívida per capita do Município de Bragança foi de 418,25€, enquanto que a média nacional foi de 778,01€ (cerca de duas vezes a dívida do Município de Bragança), o que reflete a boa gestão e a preocupação com o equilíbrio das contas municipais.

Retirado do site www.cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário