sexta-feira, 16 de março de 2012

Já arrancou o trabalho da Associação de Desenvolvimento do Vale do Tua

Municípios estudam projectos para enquadrar na área do futuro parque natural.

Já arrancou o trabalho da Associação de Desenvolvimento do Vale do Tua. O director executivo e anterior autarca de Mirandela, José Silvano, descreve os primeiros passos:

“Vamos rapidamente encomendar um estudo de enquadramento estratégico que defina qual a área do parque natural a criar. Queremos ainda saber quais os projectos que os cinco municípios têm em termos de áreas a abranger por este protocolo com o ICNB para apresentar candidaturas. Estamos a fazer um plano estratégico de onde vão sair as candidaturas dos cinco municípios para as podermos aprovar”.

O responsável assegura que os cinco municípios - Alijó, Murça, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor e Mirandela – estão unidos em torno de um projecto comum e que não há quaisquer desentendimentos ou conflitos de interesses:

“Estamos a começar, ainda não abriram as candidaturas. Como sabe esses potenciais interesses vão surgir quando for para distribuir verbas e aprovar projectos. Neste momento estamos unidos, estamos a fazer estudos estratégicos onde cada município está a querer que o seu concelho fique enquadrado nesse projecto”.

A Associação de Desenvolvimento do Vale do Tua é uma das contrapartidas previstas na Declaração de Impacto Ambiental da barragem de Foz Tua e vai contar com um financiamento anual da EDP de 500 mil euros. Assim que a hidroeléctrica do Tua estiver operacional a associação que junta os seis municípios e o ICNB vai contar com um adiantamento de 10 milhões de euros.

Retirado so site www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário