terça-feira, 20 de março de 2012

Poemas à solta nos cafés e jardins

Câmaras e escolas levam a poesia para o espaço público.
Um pouco por todo o distrito multiplicam-se as iniciativas em torno do Dia Mundial da Poesia, que se assiná-la amanhã. Em Bragança as comemorações têm inicio às 10h00 na Praça da Sé onde vão ser instalados cubos, bidons e a barca da poesia. Haverá ainda um estendal para pôr poemas ao sol, flores de videira nos candeeiros e árvores, bem como ovos estrelados com poesia. As actividades são extensíveis às ruas Alexandre Herculano e Almirante Reis. 
A iniciativa é acompanhada de um momento musical com recitação de poemas, às 10h30 na Praça da Sé. Para as 12h25 está agendada a recitação de poesia nos cafés do centro da Cidade e no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e a Cesta com poemas, onde se servem cafés com poemas. 
Também a cidade de Macedo de Cavaleiros decidiu levar a poesia para a rua, pelo menos uma vez por ano. No Jardim 1º de Maio, ao longo de todo o dia, os bancos estarão cobertos com poemas diversos com o objectivo de sensibilizar os transeuntes para este género literário. Entre os autores escolhidos destacam-se Soledade Summmavielle, Maria Teresa Horta, António Couto Viana, Anna Feitosa, augusto Gil e João de Deus Rodrigues. As escolas também vão ter Dia da Poesia. O Pólo 1 do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros tem diversas actividades. Os alunos do 1º, 2º anos do 1º Ciclo realizarão entre diferentes turmas uma itinerância de declamações de poemas. O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 1999, com o objectivo de promover a leitura, a escrita, a publicação e ensino da poesia em todo o mundo.

Por: G.L.
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário