sábado, 10 de março de 2012

Biografia: Professora Sância Pires - Escola Superior Agrária - IPB - Especialista em mel

Engenheira Sância Afonso Pires; nascida em 1963, natural da freguesia de Luanda, concelho de Luanda, Angola.
A viver e a trabalhar em Bragança, onde é professora adjunta da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança.
Em 1991 conclui a licenciatura em engenharia zootécnica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
É mestre em produção animal e prepara o doutoramento na área de ciências animais sobre o estudo de comportamento higiénico em apiários de montanha do sul de Espanha e Nordeste de Portugal.
A sua actividade científica tem sido desenvolvida na área da apicultura e dos problemas relacionados com essa actividade.
É responsável pelo laboratório de patologia apícola e pelo apiário de experimentação existente na Quinta do Pinheiro Manso, pertencente à Escola Superior Agrária de Bragança.
Desde 2001 participa no âmbito do programa agro em projectos de investigação intitulados sobre a agricultura e todas as suas vertentes.
Integrou, como representante da Escola Superior Agrária de Bragança, a comissão organizadora do 5º Fórum Nacional de Apicultura e da 2ª Feira Nacional do Mel que se realizou em Bragança entre 21 e 23 de Novembro de 2003 na Escola Superior Agrária de Bragança.
Tem vasta obra publicada sobre a apicultura e outros temas, só ou em colaboração com outros nacionais e estrangeiros, tem participado em vários congressos em Portugal e no estrangeiro um pouco por todo o mundo, por exemplo no Brasil, na Eslováquia e Canada, Espanha, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário