quinta-feira, 20 de junho de 2013

Federação de Regadios Públicos do Norte criada em Vila Flor

regadiovilaria.jpg Foi ontem criada, em Vila Flor, a Federação de Regadios Públicos do Norte.Uma organização que congrega nove associações e juntas de agricultores do norte do país.
 
O presidente da federação diz que a constituição deste organismo traz algumas vantagens. “Ganhámos alguma escala representando todo o norte de Portugal naquilo que são os regadios públicos trazendo vantagens de complementaridade”, afirma Fernando Brás, acrescentando que “por outro lado, também tem vantagens para influenciarmos as decisões políticas uma vez que representamos uma área significativa”. Na cerimónia, que decorreu em Santa Comba da Vilariça, esteve presente o secretário de estado das florestas e desenvolvimento rural que considera que a constituição desta federação é de extrema importância. “Na agricultura o associativismo é fundamental e a constituição desta federação é sempre um bom passo pois cria escala e capacidade negocial da parte dos agricultores”, refere Francisco Gomes da Silva. “O passo seguinte é integrar esta federação regional da federação nacional para que ela não fique isolada e seja integrada no resto do país no que diz respeito ao regadio”, acrescenta o governante. A Federação já tem alguns projectos para desenvolver com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Direcção regional de Agricultura do Norte. “Um tem a ver com agricultura de precisão, relacionada com a monitorização da qualidade da água nas albufeiras”, adianta Fernando Brás. Há ainda “a detecção remota funciona com uma viatura aérea não tripulada para verificar o estado sanitário das plantas”.
Em breve a federação vai elaborar um documento estratégico com a política e as linhas de orientação pelas quais se vai orientar.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt  

Sem comentários:

Enviar um comentário