terça-feira, 11 de junho de 2013

Ronda das Adegas anima Atenor

Foi uma animação este fim-de-semana em Atenor, concelho de Miranda do Douro.A terceira edição da Ronda das Adegas trouxe cerca de seis mil pessoas a esta aldeia do planalto.Alguns oriundos da terra, mas que vivem no litoral, outros que descobriram a região.  Em alguns casos veio mesmo a família toda.“Vim eu, o marido, a filha, o genro e a neta para sentirem as vivências que eu tive quando era criança e eu para relembrar a minha infância”, refere Helena Monteiro, a residir em Vila Nova de Gaia. Também António Esteves, a viver no Alentejo, aproveitou “o fim-de-semana prolongado para vir ver a família e vir à festa. Traz muita animação à aldeia”. Maria Regina aproveita “para comprar as coisas tradicionais da região como sobretudo o pão que é mais saudável”. “No ano passado estive cá e fiquei muito surpreendido”, afirma Agostinho Moreira, acrescentando que “a população fez disto uma coisa muito engraçada que vale a pena vir visitar”.Em Atenor foram disponibilizadas 33 adegas onde se podia encontrar tudo o que é tradicional.Desde a bebida, aos petiscos e até artesanato.“Tenho presunto bísaro, pão caseiro, mel, queijo e compotas”, refere Eduarda Pereira. Na adega de Bruno Mendes podem encontrar-se “moelas, bifanas, sopa de cogumelos, chouriço, sangria e vinho, e bolos tradicionais”. Já Tibério Delgado expõe “navalhas, conjuntos de cozinha, tenazes, puxadores para as portas e sou eu que faço tudo em ferro”.Para o presidente da junta de freguesia de Atenor o certame já está consolidado mas acredita que ainda tem muito mais para dar.
“As pessoas aceitaram muito bem esta ideia pois estamos a receber imensa gente o que nos dá força e coragem para continuar a organizar mais edições sempre com a noção de que pode ser sempre melhor”, afirma Moisés Pêra Esteves, acrescentando que “queremos continuar a surpreender as pessoas porque sentimos que a Ronda das Adegas ainda tem muito para dar”.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário