segunda-feira, 24 de junho de 2013

Transportes rodoviários e setor doméstico são os principais responsáveis pelas emissões de poluentes a Norte

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte apresentou hoje, em conferência de imprensa, os resultados do “Inventário de Emissões de Poluentes Atmosféricos na Região Norte” relativo aos anos de 2010 e 2011.


Desenvolvido numa parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), o estudo abrangeu os 86 concelhos da região e permitiu concluir que o sector dos Transportes Rodoviários e o sector Doméstico são, assim, os principais responsáveis pela emissão dos poluentes que representam maiores problemas para a qualidade do ar nos grandes centros urbanos da Região do Norte - as partículas inaláveis (PM10) e os óxidos de azoto (NOx). Surgem, aliás, à frente dos setores de Produção de Eletricidade e Vapor e Indústria e Construção.

No caso do setor doméstico, as emissões em causa são relativas, em grande medida, à queima de biomassa lenhosa para aquecimento que, inclusive, registou um aumento face a 2010.

No que diz respeito à distribuição geográfica, são as zonas mais densamente povoadas do Norte Litoral e as áreas industrializadas do Grande Porto, Ave e Minho-Lima, com maior peso no total da região, na maioria dos poluentes analisados.

É de destacar ainda que, apesar de não se ter verificado uma variação significativa das emissões entre 2010 e 2011, regista-se uma tendência geral de ligeira diminuição das emissões neste último ano para todos os poluentes avaliados.

Este relatório encontra-se disponível para consulta em www.ccdr-n.pt/inventariodeemissoes

Retirado de www.noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário