domingo, 30 de junho de 2013

Empreendedor revoluciona técnica de plantio no Planalto Mirandês

Um empreendedor de Mogadouro está a revolucionar o plantio de videiras, oliveiras ou outras árvores de fruto na região do Planalto Mirandês, para já com recurso a raios laser e, no futuro próximo, ao Sistema de Posicionamento Global (GPS).


Para efectuar este tipo de trabalho, o empresário Pedro Patrão, de 25 anos, utiliza uma máquina atrelada a um tractor, à qual está acoplado um sistema laser que possibilita um alinhamento e uma disposição mais eficaz da planta no terreno, permitindo o seu tratamento e a colheita de forma mecanizada.

"Há um alinhamento das plantas feito com a distância exacta acordada com o cliente, mediante o tipo de exploração", frisou.

Com esta técnica, o empreendedor garante conseguir plantar, em condições normais, cerca de 7.500 árvores por dia, uma situação que vai "optimizar recursos e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo de plantio de vinhas ou olivais, potenciando assim uma maior rentabilidade económica para os produtores que se dedicam a agricultura intensiva".

Como o dinamismo empresarial e os desafios tecnológicos são uma constante na cabeça do jovem empresário, este prepara-se agora para comprar uma máquina que faz o plantio através de um sistema de GPS.

"Fiz um estudo que me permite adquirir uma nova máquina e iniciar plantações com recurso a alinhamento por GPS, o que vai duplicar a rentabilidade iniciada com a técnica laser", referiu Pedro Patrão.

A nova máquina deverá começar a operar na próxima campanha de plantações. Segundo o empreendedor, há pouca gente a fazer este tipo de trabalho porque o investimento é grande, com o preço de uma máquina a atingir cerca de 80 mil euros. “Apercebi-me que havia uma oportunidade de negócio e investi, já que há mercado na região para este tipo de actividade", disse.

Os pedidos de orçamento começaram a chegar de todo o território nacional, mas o empresário decidiu apostar na sua região de origem durante os próximos tempos. "Há muito trabalho a fazer nesta área agrícola, como o plantio de novos olivais e vinhas de produção em regime intensivo", tornando a sua actividade mais "rentável", sublinhou.

Depois de criar o seu posto de trabalho, o empresário não descarta a ideia de aumentar o número de trabalhadores na empresa, quer de forma sazonal, quer efectiva.

Pedro Patrão foi distinguido na Feira Nacional de Agricultura, que recentemente decorreu em Santarém, com o título de Jovem Agricultor do Ano, em conjunto com outros cinco jovens operadores do sector, dada a sua aposta em novas técnicas de produção em regime intensivo.

Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário