domingo, 30 de junho de 2013

Lançamento do livro "Três Estórias Pouco Doces" de Augusto José Monteiro, com ilustrações de Graça Morais

Neste sábado, no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, assistiu-se ao lançamento do livro "Três Estórias Pouco Doces" de Augusto José Monteiro, com ilustrações da Pintora Graça Morais.
Foi um evento digno de registo, num espaço fantástico para combinar com um dia quente de verão.
Esta é a 2ª edição do livro, Prémio de Revelação APE/IPLL, que nos brinda com as belíssimas ilustrações de Graça Morais, razão suficiente, segundo o editor, para a sua publicação, neste 5º aniversário do Centro de Arte Contemporânea.

Deliciei-me, como sempre, com o humor inteligentíssimo de Zé Monteiro, que num texto digno de publicação (que espero não tarde), nos fez rir e chorar de uma forma tão simples e, pretensamente, fácil, que até parecia amena cavaqueira de café, mas não é, longe disso, tão longe que um universo inteiro de cultura e sabedoria nos separa deste homem.
Graça Morais está. É uma realidade incontornável na nossa arte. Orgulhamo-nos de que seja portuguesa e regozijamo-nos que seja transmontana. O mundo inteiro rende-se à sua obra sem par. Enriqueceu, ainda mais, esta obra do amigo Zé Monteiro que, segundo a própria, só a amizade que lhe dedica, a ele e à irmã, Maria do Loreto, tornou possível a sua realização.
Como coadjuvantes, nesta bela tarde, o filho mais novo, Bernardo, Helena Genésio e... (que me perdoem a ignorância de palmatória, mas não sei o nome do terceiro elemento do grupo. Sei que, entre outras coisas, é coreógrafa, excelente, pelo número que preparou para o encerramento deste evento.)
Ficam, ao menos, as fotografias.

 
Mara Cepeda
   

1 comentário:

  1. Queridos amigos:
    Os exageros e a linguagem hiperbólica são fruto da vossa amizade.
    Tudo correu bem, porque, com amigos destes, até quem tem pouco jeito, bota figura.
    Estarei aí, em princípio, na segunda quinzena de Agosto.Havemos de escrever a tal carta em meu nome...
    Abreijos para o Lavagante e um grande abraço para a Mara.
    Zé Monteiro

    ResponderEliminar