A alheira de Mirandela prepara-se para conquistar o paladar dos mais novos e dos adeptos das baixas calorias, mantendo a fórmula tradicional com carne, pão e azeite, depois de ter inspirado variedades de bacalhau e vegetariana.
As novidades devem chegar ao mercado “em outubro ou novembro”, com o lançamento da “Alheira Kids” e da “Alheira Natura” por parte de uma produtora de Mirandela, que promete “inovar, mantendo a tradição”, como contou à Lusa Sónia Carvalho.
A receita tradicional da alheira certificada de Mirandela rende dois milhões de euros por ano à empresa “Alheiras Angelina”, que emprega 30 pessoas na cidade transmontana e ambiciona conquistar novos mercados com a inovação.
A “Alheira Kids é inspirada nos ‘reizinhos’ de antigamente, a alheirinha pequenina que se dava às crianças” nesta zona de Trás-os-Montes.
A novidade começará a ser promovida com uma mascote gigante, uma alheira de um metro e sessenta, que vai passear-se por Lisboa, nas próximas feiras mensais da capital, em que participa habitualmente esta produtora.
Para adaptar a receita tradicional ao paladar e exigência das crianças, a empresa está a realizar um estudo nutricional para substituir o picante pouco tolerado pelos mais novos por “alguma especiaria” que lhe garante a condimentação.
Em desenvolvimento está também uma outra variedade, a “Alheira Natura”, baixa em calorias, para os apreciadores dos produtos “light”.
A ideia surgiu, segundo contou, numa missão empresarial ao Brasil, em que participou.
“O Brasil é um potencial mercado desse tipo de produtos, eles querem produtos com baixas calorias, são acérrimos [utilizadores] dos ginásios, das dietas, embora gostem dos nossos produtos, mas acham-nos sempre muito calóricos, pelo que achamos por bem desenvolver esse produto”, disse.
A autora da “alheira light” promete “também não desvirtuar” o enchido, mantendo a receita tradicional, “mas apelando mais às carnes brancas”, em vez da habitual carne de porco, garantiu.
Segundo dados recentes divulgados pelo diretor regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, “não há nenhum produto industrial que se assemelhe em termos de rentabilidade e de entrada de dinheiro na região que se compare” a este enchido tradicional certificado.
O negócio da Alheira de Mirandela movimenta 30 milhões de euros por ano só no concelho de origem, mais dinheiro do que os 27 milhões de euros gerados pelo azeite de toda a região de Trás-os-Montes, a zona de maior produção nacional a seguir ao Alentejo.
Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com
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