segunda-feira, 24 de junho de 2013

Igreja de Macedo de Cavaleiros classificada Monumento de Interesse Público

A Igreja Matriz da aldeia de Lamalonga, no concelho de Macedo de Cavaleiros, ganhou o estatuto de Monumento de Interesse Público que abrange também a zona envolvente por ser considerada "um caso raro na região transmontana".


A Secretária de Estado da Cultura justifica a classificação, num despacho publicado em Diário da República, por se tratar de "um bom exemplo da arquitetura religiosa oitecentista de cariz paroquial em Trás-os-Montes".

"O conjunto da estrutura e património integrado, de gramática barroca, forma um todo homogéneo de grande valor artístico cuja integridade e autenticidade constituem hoje em dia um caso raro na região transmontana", observa o despacho.

A classificação abrange também o adro da igreja e todo o património integrado, além de fixar uma zona de proteção especial do monumento que impede intervenções sem os necessários pareceres e autorizações da tutela cultural.

Dedicada a Nossa Senhora dos Reis e construída na segunda metade do século XVII, a igreja matriz de Lamalonga destaca-se pela "pela harmoniosa composição arquitetónica e pelo bom trabalho de cantaria", segundo os especialistas.

"O interior revela um dos mais bem conseguidos espaços transmontanos de "obra de arte total" do barroco nacional, marcado pela qualidade e profusão da talha dourada e da pintura barroca e rococó", descreve o despacho.

A classificação reflete os critérios relativos ao interesse do bem como testemunho simbólico ou religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística", aponta.

HFI // JGJ Lusa/fim
Fonte: Agência Lusa
Retirado de www.noticiasdonordeste.com  

Sem comentários:

Enviar um comentário