terça-feira, 18 de junho de 2013

Casa cheia no "Encontro Ibérico de Etnografia e Folclore"

foto» O Centro Cultural de Vinhais acolheu, anteontem, o 1º Encontro Ibérico de Etnografia e Folclore, uma iniciativa que pretende preservar e divulgar a identidade cultural vinhaense, bem como, todo o cancioneiro conhecido.
“Com as associações em colaboração com o projecto ASA – Apoiar, Socializar e Autonomizar - conseguimos assim trazer ao palco do Centro Cultural de Vinhais, que foi inaugurado esta semana, um grande espectáculo com a casa cheia e com um desfilar de músicas, que são a nossa história e são genuínas de Vinhais”, explica o vereador da cultura, Roberto Afonso.
Durante a tarde subiram ao palco o Grupo de Cantares de Agrochão, o Grupo de Danças e Cantares de Santalha, o Grupo de Cantares de Vilar de Lomba, o Grupo de Danzas Populares de Castro Frouxo e para animar estiveram ainda presentes os Caretos de Vila Boa, os Gaiteiros de Vinhais, os Pauliteiros de Miranda e a Morte com os seus Diabos.
Para quem faz parte dos grupos é uma grande honra poder mostrar às pessoas as suas tradições e raízes, mesmo para os mais jovens. “Já danço há seis anos. Esta é uma forma de mantermos a nossa tradição e de mostrarmos aos outros jovens que nós na aldeia também conseguimos fazer muita coisa boa que as pessoas apreciam”, conta Catarina Gomes, 21 anos, do Grupo de Cantares de Agrochão.
E para o ano a iniciativa repete-se. “É o 1º encontro, tencionamos que continue, que venha a ter outras proporções, que reúnam grupos de outros sítios. Mais grupos espanhóis e portugueses de outras zonas do País”, conclui Roberto Afonso.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário