quarta-feira, 19 de junho de 2013

Hospital Terra Quente cria Laboratório do Sono

foto» A apneia do sono é uma patologia que atinge cerca de 28 por cento da população com mais de 40 anos. Para aumentar a qualidade de vida dos utentes que sofrem da doença o Hospital Terra Quente, em Mirandela, disponibiliza, a partir do dia 1 de Julho, o Laboratório do Sono.
Esta patologia caracteriza-se, sobretudo, pelo aparecimento, durante o sono, de paragens de respiração (apneia do sono) e de ressonar intenso. É habitualmente referida pelas (os) companheiras (os) dos doentes que não conseguem dormir porque o ressonar é forte e também pelo facto do doente ter pausas na respiração.
“A dificuldade em respirar bem leva a uma série de alterações ao nível da frequência cardíaca, da saturação do oxigénio com consequentes alterações nos órgãos fundamentais como o cérebro e o rim que são muito maléficas à saúde”, explica Abel Afonso, médico pneumologista.
No Laboratório do Sono serão tratadas as patologias do sono com diversos métodos, que dependem do estado da doença. O clínico estuda o caso e o paciente leva para casa um aparelho e dorme com ele. Depois o especialista de saúde analisa todos os registos que o aparelho captou durante a noite de sono e em alguns casos, para a confirmação do diagnóstico será necessário a realização de um registo poligráfico de sono, efectuado durante a noite, com o doente a dormir em internamento no hospitalar. O exame permite não só a confirmação de diagnóstico, mas também avaliar a gravidade da apneia e decidir o melhor tratamento.
Os doentes que tenham no registo do sono um número significativo de pausas da respiração devem ser tratados com um aparelho de ventilação nasal, que consiste em administrar, durante a noite e quando estão a dormir, ar sob pressão, através de uma máscara nasal. Este tratamento evita o ressonar e as paragens da respiração.
O tratamento cirúrgico, conforme refere o especialista, deve ser reservado para doentes e que no registo de sono tenham um número baixo de apneias ou que apenas ressonam.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário