sexta-feira, 7 de junho de 2013

Campeonato de Chegas já mexe


chegas_vinhais_2011.jpg
29 touros vão competir este ano na quinta edição do Campeonato Nacional de Chegas de Touros de Raça Mirandesa.
De 14 de Julho a 18 de Agosto os animais regressam à arena de Vinhais para promover esta tradição.
 
O sorteio já foi realizado e Carlos Silva, da Proruris, que organiza a prova, considera que o campeonato está solidificado.
“Temos cerca de 30 animais a concurso e o número está estabilizado de 22 criadores diferentes que vêm de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vimioso”, refere o responsável.
Os prémios variam entre os 300 e os dois mil euros.
Os criadores mostram-se confiantes para este campeonato.
“Acho que o sorteio correu bem, mas como este ano os meus touros não são os mesmos ainda não os conheço muito bem e não sei como irá correr”, afirma Arlindo Rodrigues, de Lanção. Já Alcina Afonso, de Carragosa, que participa desde a primeira edição e já ganhou vários prémios diz que “isto é um bom incentivo para não acabarmos com a raça e a tradição”. Francisco Cavaleiro, de Babe, já concorre há dois anos “mas ainda não ganhei nenhum prémio. Este ano trago dois com menos de cinco anos e espero conseguir algo mais do que nos outros anos”.
O público que assiste às chegas também é cada vez mais.
Em média são registadas seis mil entradas durante todo o campeonato.
“Neste momento temos uma média de seis mil espectadores durante o campeonato, o que é excelente”, considera Carlos Silva, acrescentando que “a praça tem capacidade para 1800 lugares que normalmente esgotam nas meias-finais e na final”.
As chegas estão marcadas para as 18 horas de todos os domingos, entre 14 de Julho e 18 de Agosto, no chegódromo de Vinhais.
Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário