quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Seca põe em causa qualidade da água em Mogadouro

barragem_mogadouro.jpgHá manganês na água que abastece Mogadouro.Trata-se de uma substância química que foi detectada na água da barragem de Bastelos, em Penas Roias, e que serve metade do concelho.

A situação deve-se ao facto da cota estar abaixo do nível normal.A população queixa-se da qualidade da água que tem causado prejuízos na roupa ou outras matérias quando é adicionada lixívia ou compostos com cloro.É o caso de Amândia Afonso que diz que “a água tem cheiro e a roupa que se lava tem saído toda manchada, mesmo com um detergente normal” e acrescenta que “tenho gasto muito dinheiro em vinagre para pôr a roupa em condições”. Já para beber “andamos a comprar água. Antes bebia da torneira, mas agora não”.O presidente da câmara de Mogadouro explica que o aparecimento de manganês na água da barragem se deve à seca.“A barragem atingiu um elevado grau de secura e como ela não foi limpa há 20 anos, as matérias orgânicas criaram uma substância que escorreu das rochas e que é o manganês”, refere, acrescentando que “quando me mistura com o cloro deixa um depósito na roupa”.Moraes Machado salienta que foi necessário investir cerca de 30 mil euros para resolver o problema.“Obrigou-nos a uma despesa suplementar pois tivemos de comprar um sistema que permite fazer a desoxidação da água. O sistema foi acoplado à saída da barragem para evitar esta situação”, afirma o autarca.
O município já emitiu um comunicado à população a alertar para a situação mas garante que a presença de manganês na água não é prejudicial à saúde.

Escrito por Brigantia
Retirado de www.brigantia.pt
 

Sem comentários:

Enviar um comentário