terça-feira, 25 de setembro de 2012

Vimioso: Câmara oferece manuais escolares a todos os alunos do primeiro ciclo

A Câmara de Vimioso vai oferecer livros, material escolar bem como disponibilizar refeições e transportes a todos os alunos do primeiro ciclo que frequentam os Agrupamento de Escolas local.


"Esta medida tem vido a ser tomada no decurso dos últimos anos, no sentido de apoiar as famílias numa altura de crise. Este contributo reverte-se da maior importância para as famílias de mais de 200 alunos de todo o concelho ", avançou Jorge Fidalgo.
Para além da distribuição dos manuais escolares, cujo valor global ronda dez mil euros, a autarquia assume a em parceria com o agrupamento de escolas e Instituições Particulares de Segurança Social do concelho, os encargos com alimentação dos alunos que deslocam das aldeias e aos mais carenciados residentes na sede concelho, num investimento de cerca três mil euros/mês.
Já os transportes são igualmente "gratuitos" para os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vimioso(AEV), disponibilizando a autarquia para o efeito cerca de 15 mil euros/mês.
"Em matérias de transportes verba que proveniente do mistério da Educação é diminuto em relação os gastos com os alunos, já que apenas há comparticipação que ronda os 20 por cento ", acrescentou o autarca.
Este ano foram igualmente investidos cerca de 840 mil euros na recuperação das instalações onde funcionam o AEV, havendo um atraso que nas obras que levou ao adiamento de uma semana a abertura no ano escolar em Vimioso.
"Houve alguns percalços, o que levou ao atraso da abertura do ano escolar, tendo sido a autarquia a avançar com o montante destinado pagamento das obras de remodelação. No entanto, está assumido que o dinheiro será transferido pela tutela através de fundos comunitários para os cofres do município", frisou Jorge Fidalgo.
A Câmara de Vimioso criou ainda uma bolsa de estudo para apoiar alunos do ensino secundário e superior num montante de 20 mil euros/ano.
"Esta seleção de alunos tem um critério muito rigoroso", destacou.
Retirado de www.rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário