terça-feira, 25 de setembro de 2012

"É preciso fazer mais exportações"

Universidade CEU San Pablo inicia mais um MBA Internacional Hispano-Luso, que pretende qualificar empresários de Portugal e Espanha. O objectivo do curso, que arranca a 5 de Outubro, “é fazer profissionais excelentes e adaptar o curso às necessidades das empresas”.
Jornal Nordeste (JN): Qual a importância deste MBA para os empresários portugueses e espanhóis?
Miguel Trinidad (MT): A vantagem é grande, porque os dois países, tanto Espanha como Portugal, estão numa situação muito difícil, de tal maneira que para equilibrar as balanças financeiras é preciso fazer muitas exportações. E para fazer exportações é preciso que as empresas façam melhor do que os outros países. Aliás, fazer muito melhor, porque nós estamos situados na extrema-esquerda da Europa, de maneira que a exportação tem que equilibrar os transportes, a logística, que supõe enviar produtos portugueses ou espanhóis para a Europa.
Precisamos de profissionais excelentes nas empresas. O objectivo deste MBA é fazer profissionais excelentes e adaptar o curso às necessidades das empresas. Hoje não cabe fazer ensinos gerais para desempenhar um trabalho excelente. É isso que pretende o nosso MBA.

JN: Sente que falta uma liderança eficaz nas empresas portuguesas e espanholas?
MT: Mais que uma falta de liderança, precisamos de empresas excelentes. Para competir neste mercado selvagem precisamos de empresas excelentes. Uma empresa excelente precisa que tudo seja excelente. Se nós compararmos duas empresas que tenham 20 trabalhadores, e uma delas é liderada com o estilo tradicional, em que é o chefe ou o líder da empresa que dá as ordens aos demais, a empresa vai avançar com a inteligência de uma só pessoa. Se nós conseguirmos aproveitar a inteligência das 20 pessoas que compõem a empresa, quer dizer que a empresa pode avançar 20 vezes mais depressa. E é isso que realmente precisam para sair desta crise.
Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário