quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Helicóptero em Vila Real "demorará o triplo do tempo"

 
A deslocalização do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros para Vila Real fará com que o meio aéreo demore o “triplo do tempo” a socorrer a população do distrito de Bragança, segundo cálculos de um piloto da região.
João Rodrigues é piloto amador e presidente do aeroclube de Bragança e assegurou que para fazer os cálculos aeronáuticos basta observar as distâncias terrestres e facilmente se conclui que o helicóptero ficará mais distante e demorará mais tempo a socorrer no distrito de Bragança.
“Vai fazer mais horas de voo e terá mais custos”,acrescenta o piloto.
A aeronave estacionada em Macedo de Cavaleiros encontra-se a 40 quilómetros de Bragança, quando passar para Vila Real ficará a quase 120, o triplo da distância, assim como de Mirandela, que passa de 26 para 60.
Vimioso passa de 60 para quase 140, Vinhais de 48 para 115, Miranda do Douro de 80 para 165, Mogadouro de menos de 50 para mais de 130, Alfândega da Fé de 30 para quase 100, Torre de Moncorvo de 50 para mais de 100, Freixo de Espada à Cinta de 90 para quase 150, e Vila Flor de 40 para mais de 80.
O menos afetado será o concelho de Carrazeda de Ansiães que se encontra a menos de 60 quilómetros e ficará a cerca de 70.
João Rodrigues participou em várias evacuações nas funções de diretor do aeródromo de Bragança, que deixou de exercer em Março passado.
A experiência que teve leva-o a concluir que a aeronave deve estar mais próxima de quem necessita de socorro e não do destino da evacuação.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário