sábado, 1 de setembro de 2012

Câmara paga despesas da Escola de Hotelaria e Turismo

 
A Escola de Hotelaria e Turismo de Mirandela vai manter-se em funcionamento.
A autarquia local conseguiu travar o encerramento do estabelecimento de ensino profissional, através da celebração de um protocolo com o Turismo de Portugal (TP). A Câmara Municipal de Mirandela vai agora integrar a gestão da Escola e garantir o seu financiamento. As responsabilidades curriculares mantêm-se na alçada do TP.
O autarca de Mirandela, An­tónio Branco, explica que o município vai apresentar uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano – POPH para garantir o financiamento do estabelecimento de ensino, que passou a chamar-se Escola Protocolada de Mirandela.
Para já, o edil afirma que ainda não está definido o montante da candidatura, que terá que ser apresentada até ao final de Setembro.
No entanto, António Branco realça que o mais importante é manter a Escola de Turismo a funcionar com oferta formativa de excelência. “Conseguimos que continuasse integrada na rede de escolas do Turismo de Portugal, o que significa que este organismo continua a coordenar toda a oferta formativa e a garantir os estágios aos alunos”, realça o autarca.
Por causa desta situação, este ano, a escola abriu as inscrições mais tarde. Até 9 de Setembro estão abertas 25 vagas para o curso de Técnicas de Cozinha e de Pastelaria.
O curso de Restauração e Bar ficou entretanto suspenso. A directora da Escola de Turismo de Mirandela, Dora Caetano, explica que como as candidaturas abriram mais tarde a opção passou por apostar no curso com maior procura.

Sucesso no estrangeiro

No entanto, o protocolo prevê a abertura de cinco turmas por ano. Actualmente, esta escola tem cerca de 38 alunos.
Os cursos ministrados nesta escola também são aprovados pela Escola de Hotelaria de Lausanne, na Suíça, que é uma das melhores escolas do mundo. “Temos casos de alunos nossos que fazem sucesso no estrangeiro”, realça Dora Caetano.
Para António Branco, manter a escola é uma vitória e coloca Mirandela numa posição confortável no que toca à oferta de ensino profissional.
O ano lectivo na Escola de Turismo de Mirandela arranca a 27 de Setembro.

Retirado de www.jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário